Notícias e Orientações
Dor
“Estou sentindo dor”, uma expressão extremamente comum no dia-dia. Todos nós já falamos ou conhecemos alguém que falou isso. Aproximadamente 30%-40% das pessoas terão dor em algum momento da vida por mais de 01 dia. É a principal causa de sofrimento, impactando de forma considerável nas relações psicossociais e econômicas. É uma das principais causas de falta ao trabalho.
A sensação dolorosa contribui de maneira primordial para a sobrevivência das espécies, sabemos que organismos primitivos são capazes de distinguir ambientes agressivos ou agradáveis, porém a evolução da espécie humana, tal capacidade se tornou complexa, envolvendo diversas estruturas corporais, tornando o ser humano mais adaptado ao meio ambiente.
Apesar de existirem relatos pré-históricos de sofrimentos dolorosos pela espécie humana, retratados em gravuras que demonstravam a luta dos homens com animais, a dor continua sendo um desafio intrigante dentro da comunidade médica e continua sendo umas das maiores preocupações da humanidade.
Por muito tempo a dor era tratada como apenas um sintoma, um “sinal” de que alguma “coisa” estava falhando no corpo, e com isso, todos os esforços eram concentrados na descoberta de “tal coisa” ficando a dor em segundo plano, aumentado sobremaneira o sofrimento. Atualmente, as principais comunidades ligadas ao estudo da dor, veem trabalhando para mudar esse cenário, tornando a dor como um sinal vital tão importante quanto temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiração.
A definição oficial de dor, de acordo com a Associação Internacional para o Estudo da dor, é uma “ Experiência sensitiva e emocional descrita como desagradável associado com uma lesão tecidual real ou potencial.” Portanto, concluímos que dor é uma sensação INDIVIDUAL e DESAGRADÁVEL que envolve o físico e o emocional, desta maneira o tratamento deve ser individualizado, não existindo uma “receita de bolo” única.
Esse conceito é muito importante para conseguirmos êxito no tratamento dos portadores de dor.
Devido à importância e à complexidade do tratamento de dor fez surgir profissionais cada fez mais especializados no assunto.