Doenças
Lombalgia
Dor Lombar é um dos maiores problemas de saúde do mundo ocidental, aproximadamente 70% a 85% dos indivíduos adultos irão apresentar um episódio de lombalgia em algum momento da vida. Constitui a principal causa de falta ao trabalho, portanto a lombalgia é considerada um problema de saúde, social e econômico.
Lombalgia significa dor que acomete a região abaixo da última costela até a linha abaixo dos glúteos. Pode ser consequência de alterações em diversas estruturas, tanto dentro do abdome como também da musculatura, dos tendões, da bacia e da coluna lombar.
Dor com origem na Coluna Lombar, também possui várias causas, como Hérnia de disco, Estenose do Canal Vertebral Lombar, Fratura da Coluna, Tumor de Coluna, porém essas causas correspondem a minoria das lombalgias. A maioria apresenta causa desconhecida, provavelmente decorrente de alterações degenerativas (envelhecimento) das estruturas de sustentação da coluna, associado com fraqueza da musculatura lombar e abdominal.
Atualmente existem diversas formas de tratamento para lombalgia, medicações mais eficientes, tratamentos fisioterápicos com diversas modalidades, diversos procedimentos cirúrgicos menos invasivos, além do tratamento cirúrgico amplo com utilização de próteses.
O conjunto de sintomas associados com essas patologias é semelhante, portanto, somente com uma avaliação médica minuciosa, composta de uma boa entrevista médica, um bom exame físico e complementada com exames de imagem adequados, é possível fazer um diagnóstico correto. Somente com um diagnóstico correto é possível fazer um tratamento eficiente, evitando tratamentos ineficazes e muitas vezes arriscados.