Doenças

Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa, frequentemente descrita como uma dor aguda ou como um choque elétrico no rosto.Geralmente ocorre em ataques curtos e imprevisíveis, que podem durar de alguns segundos a cerca de 2 minutos. Porém podem acontecer várias vezes no dia.

A neuralgia do trigêmeo normalmente afeta apenas um lado da face, sendo mais comum na sua porção inferior. Entretanto, pode também afetar a região da fronte e ao redor do olho.

Raramente, a dor pode afetar os dois lados do rosto, nestes casos podem está associada com outras doenças neurológicas.

Pessoas com essa condição podem sofrer ataques de dor esporádicos em casos leves até casos graves que podem acontecer várias vezes ao dia.

A neuralgia do trigêmeo pode provocar um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa, resultando em problemas como perda de peso, isolamento e depressão.

Os ataques de dor geralmente são provocados por atividades que envolvem um leve toque no rosto, como lavar, comer e escovar os dentes, mas também podem ser desencadeados pelo vento - mesmo uma leve brisa ou ar-condicionado - ou pelo movimento do rosto ou da cabeça.

A neuralgia do trigêmeo afeta mais mulheres do que homens, e é mais provável que ocorra em pessoas com mais de 50 anos.

CAUSAS

Acredita-se que a neuralgia do trigêmeo, também chamada de tic douloureux,possa ser causada pela compressão do nervo trigêmeo, nervo localizado dentro do crânio que transmite sensações de dor e toque do rosto, dentes e boca para o cérebro.Tal compressão é causada por um vaso sanguíneo no interior do crânio.

A neuralgia do trigêmeo também pode ocorrer quando o nervo trigêmeo é danificado por outra condição médica, como  esclerose múltipla (EM) ou um tumor.

Algumas pessoas podem experimentar neuralgia do trigêmeo devido a uma lesão cerebral ou outras anormalidades. Em outros casos, lesões cirúrgicas, acidente vascular cerebral ou trauma facial podem ser responsáveis ​​pela neuralgia do trigêmeo.

Os principais sintomas são:

• Episódios de dor intensa, que pode parecer um choque elétrico

• Ataques espontâneos de dor ou ataques desencadeados por coisas como tocar o rosto, mastigar, falar ou escovar os dentes

• Surtos de dor que duram de alguns segundos a vários minutos

• Episódios de vários ataques com duração de dias, semanas, meses ou mais, algumas pessoas têm períodos em que não sentem dor

• Dor constante e ardente que pode ocorrer antes de evoluir para a dor espasmódica da neuralgia do trigêmeo

DAGNÓSTICO

O diagnóstico é baseado na história clínica, analisando sintomas associados e outras doenças que podem simular neuralgia do trigêmeo. Exames de imagem como a Ressonância Magnética, ajudam a avaliar possíveis causas assim como descartar outras doenças associadas.

TRATAMENTO

O tratamento da neuralgia do trigêmeo geralmente começa com medicamentos e algumas mudanças comportamentais. As principais medicações são antidepressivos ouanticonvulsivantes, porém existem outras classes de medicações efetivas para o tratamento.

Algumas pessoas com essa condição podem parar de responder aos medicamentos ou podem ter efeitos colaterais desagradáveis, para essas pessoas as cirurgias são outras opções de tratamento.

As principais modalidades cirúrgicas são microcompressão por balão, ablação por radiofrequência e a descompressão cirúrgica do nervo trigêmeo, outra mais recente a chamada de radiocirurgia.

A compressão por balão e a lesão por radiofrequência são consideradas minimamente invasivas, consistem em passar uma agulha própria através do rosto até a região do nervo, orientado por Rx. Podem ser realizadas com sedação apenas ou com anestesia geral.

A descompressão por sua vez é um procedimento cirúrgico, em que fazemos uma pequena abertura no crânio atrás da orelha, vamos até a região do nervo com auxilio de microscópio e separamos o nervo do vaso. A cirurgia é feita com anestesia geral.

A radiocirurgia é realizada com auxilio de um aparelho de radioterapia, não há invasão no corpo, porém utiliza radiação podendo ter os efeitos colaterais da mesma.

Para finalizar, o importante para o sucesso do tratamento é o entendimento da doença, realizando o diagnóstico correto e individualizando o tratamento para cada paciente, considerando o risco-benefício de cada método para cada situação.